A FIGURA: António Filipe

António Filipe terminou como a grande figura da partida. O guarda-redes dos flavienses esteve praticamente irrepreensível durante os 120 minutos mas o seu momento estava reservado para as grandes penalidades. Parou com categoria os remates de Layún, Depoitre e André Silva, resolvendo a eliminatória.

O MOMENTO: quem tremeu mais foi o Porto.

Até parecia que o Chaves não iria aguentar a pressão dos castigos máximos, mas foram os portistas quem vacilaram, com três penáltis falhados, ou melhor, defendidos por António Filipe. Os flavienses acabaram por ser mais eficazes e fizeram a festa.

OUTROS DESTAQUES

Assis: grande jogo do médio defensivo brasileiro. Recuperou muitas bolas e foi uma das razões do facto do meio campo portista não funcionar, pois foi uma parede intransponível para os ‘azuis e brancos’. Limitado com uma lesão desde o meio da segunda parte, aguentou 108 minutos sempre ao mesmo nível.

André André: foi o mais influente e esclarecido do meio campo do FC Porto. Remou contra a apatia do jogo e aos 63 minutos esteve perto do golo, num remate com estrondo à barra da baliza do Chaves.

João Pinto com regresso duplo ao banco: o antigo lateral direito e capitão do FC Porto, João Pinto, estreou-se no banco de suplentes dos portistas enquanto delegado, nas novas funções que tem no clube como adjunto do diretor geral do futebol, Luís Gonçalves. Mas o antigo internacional português regressou também a uma casa que bem conhece. Como treinador do Desportivo de Chaves garantiu a subida dos transmontanos à Liga 2, conquistando ainda o único titulo nacional que o emblema de Chaves tem no currículo, de campeão da 2.ª Divisão.

Pinto da Costa na tribuna presidencial: o presidente do FC Porto foi figura de destaque no camarote presidencial, chamando a atenção do público e dos fotógrafos. O líder dos azuis e brancos teve ainda um encontro especial com Emílio Macedo, antigo presidente do Desportivo de Chaves e Dragão de Ouro do Porto. As duas figuras estiveram juntas no hotel onde a equipa às ordens de Nuno Espírito Santo estagiou.

Manchester United espiou em Chaves: a partida entre flavienses e portistas atraiu nove clubes ao Municipal de Chaves para observar o jogo, com o clube inglês do Manchester United a ser o que mais chamou a atenção. Mas presentes estiveram ainda o Carpi, Atalanta e Génova, de Itália, V. Guimarães, Sp. Braga, Aves e Portimonense, Celta de Vigo, de Espanha e Montpellier, de França.