Alan não esconde a ambição de poder voltar a festejar um título pelo Sp. Braga naquele que pode até vir a ser o último jogo que faz pela equipa minhota, mas, tal como Paulo Fonseca, o futuro não vai além deste domingo e o foco está totalmente concentrado na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto.

«Vai ser o meu último jogo da época. Não sei o meu futuro, só estou focado no jogo de amanhã. Somos uma equipa grande com bastante ambição», começou por destacar, em conferência de imprensa em que deu conta do otimismo que reina entre os «guerreiros». «Já sonhei em subir os degraus e levantar a taça. Não é um sonho só meu, é também dos adeptos», destacou.

Um sonho que já esteve muito perto de se concretizar na temporada passada em que o Sp. Braga esteve a vencer o Sporting por 2-0 e acabou por perder o troféu no desempate por grandes penalidades. «Os erros acontecem, o futebol tem destas coisas. Ninguém pensava perder aquela taça, mas são coisas que acontecem no futebol e para não acontecer mais, temos de estar mais atentos», comentou.

Um troféu que Alan deixou escapar há um ano, mas que já tinha vencido há dez, em 2005/06, quando representava o FC Porto. Alan é, aliás, o único membro do plantel do Sp. Braga que sabe o que é vencer no Jamor. «Expliquei para eles o que era esta festa, muitos não sabiam. É uma festa fenomenal, uma alegria imensa, todos os adeptos juntos. Eles encaram isso não só como uma festa do povo português, no país deles também tem uma festa assim», referiu.

O FC Porto é favorito, mas Alan garante que a ambição é igual nos dois emblemas. «Vamos ter de jogar como sempre jogámos, com coragem, dedicação e concentração. Isso e amizade dentro e fora do campo».

Alan sabe o que é marcar ao FC Porto, uma vez que foi ele que marcou o golo do Sp. Braga na final da Taça da Liga frente ao FC Porto…de Paulo Fonseca. «O mister já passou tudo para a gente. Já vencemos ele numa final, mas isso já é passado, vai ser um jogo difícil, com tensão alta, mas temos de nos manter tranquilos e fazer o que sabemos que é jogar futebol».

Um FC Porto que já não conquista títulos há três anos e que vem ao Jamor tentar salvar mais uma época que ficou claramente aquém das expectativas. «Espero um FC Porto forte, numa final ninguém entra para perder, mal deles se eles não quiserem ganhar».

Voltando ao futuro de Alan. O experiente avançado de 36 anos já tinha falhado o último jogo em casa do Sp. Braga, frente ao Sporting e, agora também não é certo que o capitão seja utilizado frente ao FC Porto. «Não fico chateado, é decisão do mister. Faça parte ou não, o importante é a equipa», comentou ainda.