Jorge Jesus, treinador do Sporting, depois da vitória sobre o FC Porto (1-0), no jogo da segunda mão da meia-final que os leões acabaram por vencer no desempate por grandes penalidades (5-4).

[Era importante não sofrer golos hoje?]

- Era importante não sofrermos golos. Como sabem o golo fora valia dois em caso de igualdade. Tínhamos de ser inteligentes e tínhamos de ser serenos. Não tínhamos de controlar o jogo. Quem controla o jogo quando está 0-0? Controla quando está 3-0 ou 4-0. Quem controla com 0-0m? Só se for na Play Station. Tentamos esperar pelo momento certo para fazer o golo. Conseguimos, num lance de bola parada. Tentámos o segundo no prolongamento, fomos mais equipa, tivemos mais oportunidades. Fomos melhor no prolongamento e fomos nas penalidades. Os adeptos do Sporting merecem por tudo o que temos feito.

[Está disposto a ajudar o amigo Sérgio no joguinho frente ao Benfica?]

- Pode ajudar num joguinho? A primeira ajuda vai ser para o Sporting, Vamos disputar quatro jogos e queremos estar para o ano na pré-eliminatória ou entrar direto na Champions. Para nós, terceiro ou quarto é peanuts. Queremos ficar nos dois primeiros lugares, não sei o que vai acontecer até lá, mas estamos a trabalhar para isso.

[Com tanto cansaço, a confiança é fundamental?]

- Foi aí que vencemos o jogo. A equipa sentiu muita confiança no que fez. Montámos dois planos de jogo. Um em que entravamos de uma maneira se a equipa do FC Porto fosse uma coisa, entrávamos de outra se a equipa do FC Porto fosse outra. Entramos com confiança. O Sporting está carregado, está no limite. O FC Porto jogou no domingo e jogou hoje, fez dois joguitos. Nós jogamos com o Atlético, com o Paços, com o Belenenses. Não vimos de dois joguinhos, vimos de uma carga acumulada. O facto de queremos estar na final deu para suportar tudo. Agora acabou o jogo e como estão os jogadores do Sporting? Acabámos o jogo com quatro jogadores que, não é cansados, é que se calhar não recuperam para o jogo com o Boavista. Hoje não perdemos um, perdemos três ou quatro.

[Bruno de Carvalho voltou ao banco]

- Vocês são engraçados. Porque é fazem essa pergunta? Isso já passou. Estamos na final da Taça de Portugal e o presidente faz parte do Sporting. Trabalhamos para o emblema. Nós, os jogadores, o treinador. Os jogadores são estes, amanhã podem ser outros, o Sporting continua, mas o mais importante são sempre os jogadores. É por isso que temos os 5 violinos, o Jordão, o Oliveira. Agora temos estes. As pessoas mais importantes no clube são os jogadores.

[Gerir a luta pelo segundo lugar e a final da Taça?]

- O Sporting está nessa encruzilhada. Tem a final e está com o foco nos dois primeiros lugares. Agora temos de pensar no Boavista, depois volta a ser semana a semana, vamos poder encher o peito de ar. Até domingo ainda há pouco oxigénio, mas depois vamos poder recuperar. Agora estou preocupado é com os jogadores que tenho para domingo.

[Que nota dava o Sporting esta época?]

- Para ser um época excelente, tinhamos de estar em primeiro lugar, assim estamos a fazer uma época extraordinária. É nota 8, 10 seria se estivessemos em primeiro.