No passado mês de dezembro, o Sport Club Angrense festejou 85 anos de vida. O presente chega atrasado, dez meses depois desse dia tão especial. Chama-se FC Porto e é o poderoso adversário dos açorianos na IV Eliminatória da Taça de Portugal.

Curiosamente, dois meses antes do aniversário do SC Angrense, o Maisfutebol visitou o clube, convidado de excelência para a rubrica Caminhos de Portugal.

Os jornalistas Vitor Hugo Alvarenga e João Tiago Figueiredo estiveram a analisar aquela que era, na altura, a única equipa cem por cento vitoriosa nos campeonatos profissionais.

SC ANGRENSE no Caminhos de Portugal:

. SC Angrense: a ligação ao Benfica, o favor em 67 e a rivalidade local

. SC Angrense: o orgulho da Terceira, eles só sabem ganhar

O Sport Club Angrense é a terceira filial do Benfica e o orgulho da ilha Terceira, nos Açores. O maior rival é o Lusitânia.

Pedro Pauleta e Eliseu, atual lateral do Benfica, jogaram no clube e continuam a ser grandes referências na comunidade local.

Fundado a 1 de dezembro de 1929, o Angrense viveu momentos de ouro na década de 60 e até teve o privilégio de defrontar o Benfica numa eliminatória da Taça de Portugal. 4 de junho de 1960.

«Eram outros tempos, vejo as fotografias e tínhamos o estádio cheio, com cinco mil ou mais pessoas. Agora, temos 50 ou 60 adeptos por jogo. Os resultados deste ano começam a trazer mais pessoas ao estádio, mas nada que se compare», contou ao nosso jornal, há um ano, o presidente Miguel Borba.

O Benfica venceu 0-2 nos Açores e 10-0 na Luz.

O clube atravessou uma grave crise financeira no final da década de 90. Recuperou, equilibrou-se e atravessa um período de saúde a todos os níveis. No CNS ( Campeonato de Portugal) segue com 10 dez pontos em cinco jornadas e está na luta pela liderança da Série E.