Com o apuramento para a final da Taça de Portugal, o Sporting pode igualar o FC Porto enquanto segundo clube que mais vezes ergueu o troféu.

Os dragões levantaram a taça por 16 vezes, mais uma do que os leões, que não vencem a prova desde 2007/08, ano em que bateram os azuis e brancos por 2-0, graças a um bis de Rodrigo Tiuí (lembra-se dele?) no prolongamento.

Longe continua o Benfica. Os encarnados, vencedores da Taça de Portugal na última época, levantaram o troféu por 25 vezes, mas apenas duas neste século.

Em caso de vitória no Jamor, os leões elevam para quatro o número de taças de Portugal conquistadas desde 2001 e põem termo a uma seca de títulos que já dura desde 2008, mais propriamente 16 de agosto desse ano, quando derrotaram o FC Porto na Supertaça. Desde então, os leões estiveram presentes em duas finais (Taça da Liga em 2009, e Taça de Portugal em 2012), tendo perdido ambas, para o Benfica e a Académica, respetivamente.

O hiato de títulos (seis épocas) é já o segundo mais duradouro da história do clube leonino, apenas atrás do período compreendido entre as temporadas de 1981/82 e 1994/95. Foram 12 temporadas sem uma Taça de Portugal ou um campeonato.