Em mais uma competição de Taça a União de Leiria voltou a vencer. A equipa do Lis ainda não somou qualquer triunfo no campeonato, mas na IV eliminatória da Taça de Portugal regressou às vitórias. Depois de triunfos na UEFA e na Carlsberg Cup a formação agora comandada por Vitor Oliveira derrotou o Nelas (2-0) e segue em frente na prova.
O último triunfo da União datava de 21 de Outubro, na recepção ao Penafiel (1-0) que havia, no entanto, sido insuficiente para seguir em frente na Carlsberg Cup (a eliminatória foi a duas mãos e em Penafiel perderam por 3-1). Na Taça de Portugal os dois golos apontados bastaram para garantir a continuação do Leiria na prova e garantir a Vitor Oliveira a primeira vitória como treinador.
Sem poupanças o técnico encarou o jogo com a equipa da II Divisão como de importância máxima e colocou em campo as habituais primeiras escolhas. A cidade no entanto alheou-se completamente do jogo e foi lamentável olhar para as bancadas praticamente desertas do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Leiria está, sem dúvidas, de costas voltadas para o futebol e por isso os gritos dos jogadores no relvado foram audíveis num estádio grande demais para o pouco interesse que os adeptos tiveram no jogo deste domingo. Nem houve stewards neste jogo...
A União foi sempre superior ao modesto Sport Lisboa e Nelas que na Série C da II Divisão está no 12º lugar, no total de 14 equipas. Cedo se percebeu que seria a equipa da casa a dominar o jogo. O primeiro golo só surgiu aos 37 minutos, na sequência de uma boa jogada de João Paulo que serviu Cadu, que com um bom remate bateu Armando. Depois de várias tentativas, principalmente pela esquerda, a equipa do Leiria colocou-se em vantagem.
A formação que é uma das filiais do Benfica pouco conseguiu fazer para mudar a história do jogo e nem a alteração táctica do técnico Mazola (recuou o médio Landing para lateral-direito por troca com Oliveira, que estava com sérias dificuldades em travar Sougou) surtiu resultados positivos. O Nelas não conseguiu jogar no meio-campo do Leiria, que geriu o controlo da bola e obrigou o guarda-redes Armando a atenções redobradas.
Em cima do intervalo o União fechou o marcador em 2-0 por intermédio de Éder. Após bom passe de Cadu o brasileiro que já jogou o Benfica rematou e fez a bola bater no poste direito antes de entrar na baliza do Nelas.
Na segunda parte o Leiria limitou-se a gerir a vantagem e Fernando terá desejado que o cronómetro andasse depressa pois o frio esse fez-se sentir, e bem, e o guarda-redes da União esteve bastante tempo como mero espectador do jogo que se desenrolava no outro meio-campo.
Antes do apito final Armando negou o 3-0 a Laranjeiro com uma excelente defesa. Sim foi o guarda-redes o melhor jogador do Nelas em campo, mas a equipa do Leiria justificou plenamente a vitória e consequente apuramento para a próxima eliminatória d Taça de Portugal. Mesmo que na cidade de Leiria poucos sejam os interessados pelo futebol que a equipa da terra pratica.

FICHA DE JOGO:
U. Leiria, 2
Nelas, 0

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Árbitro: Hugo Miguel, de Lisboa, auxiliado por Ricardo Santos e José Lima
4º Árbitro: Quitério Almeida
U. LEIRIA: Fernando, Éder, Hugo Santos, Éder Gaúcho e Laranjeiro; Tiago, Cadu e Alhandra (Toñito, 65m); Paulo César (Maciel, 69m), João Paulo e Sougou.
Treinador: Vitor Oliveira
NELAS: Armando; Oliveira (Gilmar, 46m), Gora, Tiago e Roque; Lage; Rui Santos, Landing, Ewerton e Paulinho (Bruno, 61m); Ruan (Diogo, 67m).
Treinador: Mazola
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: 1-0, Cadu (37m); 2-0 Éder (45m);
Cartões: amarelo para Rui Santos, 45m; Hugo Costa, 46m; Ewerton, 71m; Sougou (84m); Gora (89m).