As decisões dos quartos-de-final da Taça UEFA começam esta quinta-feira, já sem equipas portuguesas em campo, depois da eliminação do Benfica na ronda anterior, mas ainda com alguns representantes lusitanos.
O Newcastle de Hugo Viana joga na Holanda frente ao PSV Eindhoven. O médio português é opção para Bobby Robson, que regressa a um clube que bem conhece e onde conheceu muitos sucessos. Viana deve no entanto começar no banco, mantendo um estatuto que tem sido regra nos últimos tempos desta sua passagem pelo clube inglês.
Em França, o Bordéus recebe um dos grandes favoritos em prova, o Valência. Caneira e Bruno Basto estarão em campo, Paulo Costa não foi convocado para uma partida em que a formação espanhola parte como favorita, o que pode ajudar a tirar alguma pressão à equipa francesa do trio português.
Está na Escócia o outro candidato ainda em prova. O Celtic, finalista do ano passado, frente ao F.C. Porto, recebe os espanhóis do Villarreal, numa época em que volta a realizar uma excelente carreira, tendo eliminado na ronda anterior o Barcelona.
A equipa escocesa é ainda absolutamente dominadora a nível doméstico, de tal modo que é a única em toda a Europa, a par do F.C. Porto, a poder ganhar campeonato, Taça e uma competição europeia. Com a diferença de os «Dragões» poderem vencer a maior prova de todas, a Liga dos Campeões.
No encontro entre Inter de Milão, a equipa que eliminou o Benfica dos oitavos-de-final, e o Marselha, estará de resto o português Lucílio Baptista, árbitro da partida. A formação italiana enfrenta a segunda equipa francesa em prova com algumas baixas, nomeadamente o guarda-redes Toldo e o uruguaio Recoba, que estão lesionados e não viajaram. O jeito que essas ausências teriam dado ao Benfica.
Jogos da primeira mão dos quartos-de-final:
Bordéus-Valência, 18h15
PSV Eindhoven-Newcastle, 19h45
Marselha-Inter, 20h
Celtic-Villarreal, 20h