2002 foi um ano memorável para o Bayer Leverkusen, adversário da União de Leiria na Taça UEFA. Então, a equipa alemã perdeu a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid e por pouco falhou as conquistas do campeonato nacional (vice-campeão) e da Taça. Nesse ano foi, ainda, convidada a fazer parte do restrito G-14, que reúne os maiores clubes europeus.
Mas 2002 já lá vai e o Bayer não mais voltou a sentir aquela brisa. O seu currículo nacional é, aliás, modesto, apesar de uma distinta Taça UEFA arrecadada em 1988, um ano antes de serem eliminados por uma equipa portuguesa, o Belenenses, na primeira eliminatória daquela mesma prova. Em 1993 sagrou-se vencedor da Taça do seu país, enquanto em 1997, 1999, 2000 e do já mencionado ano de 2002 terminou na segunda posição do campeonato nacional.
O Sporting é a formação portuguesa que melhor conhece o clube fabril, com o qual jogou nas temporadas 1997/98 ¿ perdeu os dois jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões ¿ e 2000/01 ¿ uma derrota e um empate na mesma fase. Também o Benfica defrontou o Bayer, desta feita em 1993/94, que eliminou nos quartos-de-final da Taça das Taças.
Presentemente, o Bayer Leverkusen é o oitavo classificado da Bundesliga, com apenas quatro pontos em três jogos.
Palmarés:
1 Taça da Alemanha (1993)
1 Taça UEFA (1988)
Finalista da Liga dos Campeões (2002)
Plantel 2007/08:
Guarda-redes
René Adler
Benedikt Fernandez
Erik Domaschke
Defesas
Jan-Ingwer Callsen-Bracker
Gonzalo Castro
Manuel Friedrich
Karim Haggui
Hans Sarpei
Lukas Sinkiewicz
Arturo Vidal
Vratislav Gresko
Médios
Tranquilo Barnetta
Sascha Dum
Paul Freier
Carsten Ramelow
Simon Rolfes
Bernd Schneider
Pirmin Schwegler
Ricardo Faty
Avançados
Sergej Barbarez
Stefan Kiessling
Theofanis Gekas
Michal Papadopulos
Dmitry Bulykin
Treinador
Michael Skibbe