A vitória do Sp. Braga na Luz não é apenas histórica para o clube minhoto, por ser a primeira da sua história no estádio do Benfica (tinha até hoje apenas uma vitória em Lisboa, mas foi no Estádio Nacional). Representa também, além da eliminação da Taça de Portugal, a segunda prova de que os «encarnados» se despedem num espaço de três semanas, a primeira derrota da equipa de Jorge Jesus em casa para competições nacionais em dois anos e oito meses. E confirma os arsenalistas como um dos rivais mais difíceis para o treinador do Benfica.

Não há dois anos iguais: a crónica do Benfica-Sp. Braga (1-2)

É preciso recuar a 2 de março de 2012 para encontrar outro jogo doméstico perdido pelos «encarnados»: frente ao FC Porto, 2-3, clássico decidido com um golo de Maicon. Passou o que restava da época 2011/12, a totalidade das temporadas 2012/13 e 2013/14 e metade da época em curso sem que ninguém conseguisse ganhar na Luz, somadas todas as competições nacionais. Até esta quinta-feira.

Nesse período, o Benfica sofreu três derrotas internacionais em jogos oficiais na Luz: frente ao Chelsea, logo a seguir ao clássico de março de 2012, frente ao Barcelona na época seguinte, e já nesta temporada frente ao Zenit, na primeira jornada da Liga dos Campeões.

Sp. Braga, perito em contrariar Jesus

Quanto ao Sp. Braga, confirmou a tendência: é o adversário mais temível para o Benfica na era Jorge Jesus, depois do FC Porto. O saldo está em 8 vitórias para o Benfica, 3 empates e 5 vitórias do Sp. Braga. O Sporting nem entra nesta comparação (desde a chegada de Jesus, em 2009/10, apenas venceu os encarnados por uma vez), a única equipa que tem números relativamente próximos é o V. Guimarães, que em 14 confrontos na era Jesus venceu 4, perdeu 9 e empatou 1. Quanto ao FC Porto, em 19 confrontos com o Benfica de Jesus venceu 9, empatou 3 e perdeu 7. 

Não seria preciso ir mais longe que esta temporada: o Sp. Braga é a única equipa portuguesa que já derrotou os encarnados esta época. Não uma, mas duas vezes. Foram dois jogos e duas vitórias para a equipa de Sérgio Conceição.



Mais: em ambas as partidas o Sp. Braga esteve a perder e deu a volta ao resultado. A 26 de outubro, para a 8ª jornada da Liga, Talisca marcou logo aos dois minutos, mas os golos de Éder e Salvador Agra inverteram o resultado. Agora, ao 1-0 apontado por Jonas aos 33 minutos responderam Aderlan Santos (48m) e Pardo (58m).

Veja aqui a ficha do Benfica-Sp. Braga desta noite

O confronto entre Benfica e Sp. Braga é um dos duelos mais repetidos desde que Jorge Jesus chegou à Luz. Este foi o 16º confronto e representou a terceira vez que os minhotos levaram a melhor numa partida a eliminar: em 2010/11 na meia-final da Liga Europa, em 2012/13 no acesso à final da Taça da Liga, no desempate por penáltis, e agora, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

E, se até agora os arsenalistas assentavam muito esse equilíbrio nos jogos em casa, o facto é que esta noite quebraram também essa barreira. Já podem dizer que ganharam na Luz.