Lembra-se da Tales de Souza? O jovem brasileiro terminou a época com um registo praticamente inédito no futebol português: zero minutos com a camisola do Sporting em jogos oficiais.

Se excluirmos os guarda-redes, onde há relatos de crónicos suplentes que passam temporadas inteiras a torcer por fora, não é habitual encontrar um jogador que conte tão pouco para um clube. Tales conseguiu apenas ser suplente não utilizado em dois jogos, frente a Levski de Sófia na Liga Europa e Estoril-Praia na Taça da Liga.

Do outro lado do Atlântico, ninguém entende. O médio brasileiro de 20 anos chegou ao Sporting por empréstimo do Internacional de Porto Alegre, no último dia do mercado de transferências. O empresário Jorge Mendes participou na operação.

Numa altura em que o treinador Paulo Sérgio esperava um «pinheiro», os leões fecharam o plantel com um jovem médio de 1,68 metros.

«O talento dele é inegável»

A 1 de Setembro de 2010, o Maisfutebol recorreu a Omar Loss para apresentar Tales aos adeptos do Sporting. O brasileiro orientou o médio nas camadas jovens do Internacional e multiplicou-se em elogios: «Poderia dizer que é um jogador do tipo do Diego, que saiu agora da Juventus.»

Uma época depois, Omar Loss não consegue disfarçar a estranheza pela parca (nenhuma, no caso) utilização do jogador no Sporting. «Esteve lesionado?», começa por perguntar. Que se saiba, não. «Então não entendo mesmo. O talento dele é inegável. Até hoje, é o jogador com maior número de convocações para as camadas jovens da selecção brasileira», salienta, em conversa com o nosso jornal.

«É verdade que o Tales tem uma estatura baixa e pode parecer frágil, talvez isso tenha pesado na sua afirmação na Europa, mas fico triste. Deixa-me pouco preocupado que um talento como esse se esteja a perder. São projectos diferentes, do Sporting e do F.C. Porto», desabafa Loss, falando do caso Walter.

Não ficou no Sp. Braga de Domingos

O futuro de Tales de Souza não deve passar por Alvalade. Aliás, o jovem médio ofensivo esteve a treinar com o plantel do Sp. Braga, no início da temporada, e não ficou no plantel às ordens de Domingos Paciência, actual treinador do Sporting.

«Neste momento, não há definição sobre a situação do Tales. O Sporting terá de se pronunciar sobre o caso. Não consigo encontrar explicação para o facto de ele não ter jogado, sinceramente», diz Roberto Siegmann, vice-presidente do Internacional de Porto Alegre, ao Maisfutebol.

A 19 de Janeiro de 2011, Paulo Sérgio levantou a ponta do véu: «O Tales é um jovem que entendo não ter ainda neste momento as condições para competir numa equipa do nível do Sporting. Está a crescer, estamos a acompanhar. É ainda muito jovem e vamos aguardar a evolução dele. Ele sabe da minha opinião. Se ele vai continuar no Sporting? Não passa por mim».

O treinador saiu no final de Fevereiro. Couceiro assumiu o cargo mas nada mudou para Tales.