A tecnologia da linha de golo «Hawk-Eye» vai ser testada na final da Taça Sénior Hampshire, a 16 de Maio, entre o Eastleigh FC (ocupa a oitava posição na «Conference South», sexto escalão em Inglaterra, com 72 pontos) e o AFC Totton (quarto classificado na «Non League Premier Southern», sétimo escalão do futebol inglês, com 71 pontos), que se vai disputar no Saint Mary's Stadium, casa do Southampton.

A FIFA já referiu, em comunicado, que apenas «um observador da EMPA (Associação Federal de Laboratórios Suiços para Materiais Científicos e Tecnológicos) vai ter acesso aos dados da tecnologia de linha de golo no estádio», sendo que «o sistema não vai ser utilizado em encontros oficiais», pelo menos até ao dia 2 de Julho, dia em que o Conselho da Federação Internacional do Futebol (IFAB) se vai reunir para debater a utilização dos sistemas «Hawk-Eye» e «GoalRef» em jogos oficiais para ajudar a decidir se a bola ultrapassou, ou não, a linha de baliza.

Até lá, o sistema «Hawk-Eye», que já é utilizado no ténis e no cricket, vai ser testado noutro encontro que ainda está por decidir, enquanto que o «GoalRef» vai ser usado em dois jogos da liga dinamarquesa, ou então num encontro de um campeonato a decidir e numa partida internacional de caráter amigável.

Entretanto, o chefe-executivo da Associação de Futebol de Hampshire já comentou a utilização desta tecnologia na final da Taça. «Estamos felizes por trabalhar com o IFAB e a FIFA no teste da tecnologia da linha de golo e apoiamos totalmente a iniciativa. Embora o sistema não seja utilizado em jogos oficiais, é particularmente agradável que a final da Taça da Associação de Futebol de Hampshire tenha sido selecionada para o evento», congratulou Neil Cassar, no site da Associação.