Os holandeses estão na linha da frente para a o recurso ao vídeo árbitro pretendendo implantar este sistema de reavaliação dos lances no decurso dos jogos da Taça da Holanda já na próxima época.

A ajuda às decisões da equipa de arbitragem em campo pelo meio da análise dos lances em vídeo já funciona em modo de teste e, nesta quinta-feira, a federação holandesa de futebol (KNVB) disponibilizou, em parceria com a estação «Fox Sports», uma transmissão em direto não só do jogo da I Divisão entre o Feyenoord e o Heerenveen, como o fez pela perspetiva do vídeo árbitro.

O sistema é simples e funcionará nos moldes como já acontece no râguebi. Dois especialistas em arbitragem estiveram num veículo fora do estádio a ver o jogo em direto e com outras televisões com o tempo de jogo mais retardado. À sua disposição estão também monitores que permitem analisar cada lance em movimento lento e sob as diferentes perspetivas das várias câmaras que fazem a transmissão do jogo.

Quando há uma situação de eventual dúvida, os especialistas analisam o lance no momento e, no caso de se confirmarem as dúvidas, têm à sua disposição um botão que sinaliza que a decisão tomada em campo pelo árbitro não foi na correta.




O projeto de vídeo árbitro já esta em testa na Holanda desde a época passada. E os especialistas holandeses não escondem que o objetivo é eliminar dúvidas em lances capitais como penáltis, foras de jogo, punições disciplinares, ou golos duvidosos.



O sistema em teste ainda não tem qualquer ligação online com os árbitros de campo, O International Board ainda não autorizou a sua aplicação. Nestas duas épocas de projeto piloto, os vídeo árbitros holandeses têm informado os árbitros de campo no final dos jogos sobre ao certo ou o desacerto das suas decisões.

Mas a KNVB espera que a próxima reunião do comité que decide sobre as leis do jogo autorize em março os testes reais, que serão nos jogos da Taça. E a federação inglesa também já equaciona testar o sistema nos jogos da Taça de Inglaterra da próxima época.

Numa demonstração da funcionalidade do vídeo árbitro, a KNVB e a «Fox Sports» veicularam via Youtube uma transmissão em direto de um jogo a partir da carrinha do vídeo árbitro.