Fu Yu, que havia assegurado sábado a medalha de bronze, falhou hoje o acesso à final de singulares femininos do Europeu de ténis de mesa, a decorrer em Schwechat, na Áustria.

A internacional portuguesa havia selado no sábado um lugar no pódio, o segundo luso na prova e quinto em Europeus, quando carimbou a presença nas meias-finais, já que os derrotados nesta fase partilham o bronze.

Hoje, Fu Yu acabou eliminada nas meias-finais, ao perder com a sueca Fen Li por 2-4, com os parciais de 11-9, 11-8, 11-8, 9-11, 7-11 e 11-5. Fu Yu foi, ainda assim, a primeira atleta do setor feminino a obter uma medalha em Europeus e a primeira a conquistar um troféu na prova de Singulares.

Até à competição que termina hoje na Áustria, Portugal tinha três medalhas em campeonatos da Europa de seniores: ouro em pares para Marcos Freitas em Gdansk2011, bronze para a equipa em Gdansk2011 e bronze em pares para Tiago Apolónia e Marcos Freitas em São Petersburgo2008.

Em Schwechat, a seleção portuguesa juntou dois títulos ao currículo, com as medalhas de bronze em pares para Tiago Apolónia e João Monteiro e em singulares para Fu Yu, que se estreou com as cores de Portugal.

Tiago Apolónia chegou ainda aos quartos de final em singulares e Marcos Freitas em pares (com o croata Andrej Gacina). A equipa masculina terminou em sétimo lugar, a segunda melhor classificação de sempre, e a feminina em 22.º.