Amelie Mauresmo venceu o Masters feminino de ténis, depois de bater esta madrugada a sua compatriota Mary Pierce, após uma final que durou mais de três horas. Mauresmo tornou-se a primeira francesa a vencer o Masters e subiu ao terceiro lugar no «ranking» final de 2005, liderado pela norte-americana Lindsay Davenport.
Depois de se terem encontrado na primeira fase, com Pierce a garantir a vitória, as duas tenistas voltaram a defrontar-se para a decisão. O encontro do Staples Center, em Los Angeles, só ficou decidido no terceiro «set» e após 3h06m, com Mauresmo a vencer pelos parciais de 5-7, 7-6 (7-3) e 6-4.
O primeiro «set» foi marcado pelo equilíbrio e só no 12º jogo houve uma quebra de serviço, a favor de Pierce, que fechou em 7-5. No segundo, Mauresmo chegou a uma vantagem de 4-1, mas Pierce recuperou à igualdade após vencer três jogos seguidos e deu forte réplica à sua adversária, que acabou por levar a melhor. No terceiro «set» nenhuma das tenistas cedeu o serviço nos oito primeiros jogos. Mauresmo conseguiu finalmente o «break» para 5-4, mas entrou a perder 0-40 no jogo de serviço, para recuperar depois, com cinco pontos consecutivos.
Foi o quarto título da temporada para a francesa, depois de Antuérpia, Roma e Filadélfia, que alcança aqui o troféu mais importante da sua carreira, depois de em 2003 ter perdido a final do Masters, o torneio que encerra a temporada.