Em vésperas de iniciar a campanha no Estoril Open, João Sousa caiu uma posição no «ranking» mundial ATP, para o 68.º lugar.

O adversário do tenista luso na competição portuguesa, o russo Daniil Medvedev, também caiu duas posições, para a 50.ª posição da hierarquia.

Na liderança do ranking mantém-se o espanhol Rafael Nadal, que ganhou o torneio de Barcelona pela 11.ª vez. Na perseguição seguem o suíço Roger Federer, e o alemão Alexander Zverev.

O português Gastão Elias subiu três posições para o 108.º lugar. Pedro Sousa caiu 25 lugares para 143.º, João Domingos desceu para a 207.ª posição, e Gonçalo Oliveira também caiu para o 216.º lugar.

No Estoril Open, Gastão Elias vai defrontar o australiano Alex de Minaur, que ocupa agora o 111.º posto. Pedro Sousa vai medir forças com o francês Gilles Simon, 70.º, e Frederico Silva, que subiu 26 postos para o 263.º lugar, ainda espera saber o adversário, vindo do «qualifying».

No ranking feminino, o «top-10» continua inalterado, com a romena Simona Halep a ocupar o trono, seguida da polaca Caroline Wozniacki e a espanhola Garbiñe Muguruza. A portuguesa melhor colocada no ranking continua a ser Michelle Larcher de Brito, em 479.º.