João Sousa vai discutir este domingo o título de campeão da edição de 2018 no Estoril Open.

Depois de na sexta-feira ter afastado Kyle Edmund em três sets, o português repetiu a receita diante do grego Stefanos Tsitsipas.

O tenista vimaranense levou a melhor no primeiro parcial (6-4), mas baixou o rendimento de seguida e permitiu que o adversário se impusesse por expressivos 6-1.

O derradeiro set foi marcado pelo equilíbrio e, depois de um braço de ferro sem qualquer quebra de serviço, foi necessário recorrer ao tie-break para encontrar o nome do primeiro finalista desta edição do Estoril Open.

Aqui, Sousa foi mais forte e ao terceiro set point venceu por 7-4, carimbando a segunda presença de um português no encontro decisivo do Estoril Open: a outra foi alcançada por Frederico Gil, em 2010, quando o torneio ainda era realizado no Jamor.

A nível pessoal, esta será a décima final da carreira de João Sousa no circuito profissional e a primeira em 2018. O número 1 nacional soma dois títulos ATP.

Na final, o tenista português vai defrontar o vencedor do duelo entre Frances Tiafoe e o vencedor de 2017 Pablo Carreño Busta.