Já era um dado virtualmente confirmado após a eliminação de Rafael Nadal nos quartos de final do Masters 1000 de Madrid e torna-se oficial esta segunda-feira. O tenista suíço Roger Federer está de volta ao número um do ranking ATP e é líder pela quinta vez na carreira.

Federer volta a recuperar uma posição que já assumira em 2018, entre fevereiro e março. No entanto, a liderança pode ser curta, caso Rafael Nadal vença o torneio de Roma, cujo quadro principal arranca esta segunda-feira e tem final agendada para 22 de maio (terça-feira).

O tenista helvético de 36 anos já tinha anunciado, em março, que não iria atuar no torneios de terra batida. O regresso está previsto em relva, na Mercedes Cup de Estugarda, a 11 de junho.

Quanto a portugueses, João Sousa sobe um lugar na atualização semanal e é agora 47.º. Gastão Elias, o segundo melhor luso, subiu cinco posições e é ocupa o 107.º posto.

Mais evidente foi a subida de Pedro Sousa, vencedor do Challenger de Braga: o tenista de 29 anos subiu 15 lugares e é 129.º na hierarquia.

João Domingues escalou oito posições e está no lugar 210, Gonçalo Oliveira e João Monteiro caíram ambos três postos e estão agora nos 217.º e 269.º lugares, respetivamente.