Roger Federer reduziu a diferença pontual para Rafael Nadal, na liderança do ranking do ténis mundial (ATP), depois de no domingo ter vencido o espanhol na final do Masters 1000 de Xangai.

Nadal, derrotado em dois «sets» (6-4 e 6-3) no Masters da China, continua a liderar, mas agora com uma diferença inferior a 2 mil pontos sobre o suíço, que é segundo, e mais de 5 mil em relação ao britânico Andy Murray, terceiro da hierarquia.

João Sousa, que tem como melhor classificação o 28.º lugar em maio de 2016, é o português mais bem classificado, tendo subido duas posições, do 63.º para o 61.º posto.

Entre os restantes portugueses, Pedro Sousa desceu duas posições, ocupando agora o 115.º posto, Gastão Elias e João Domingues subiram ambos 12 posições, para os lugares 116 e 170, respetivamente.

Em femininos, não se verificaram quaisquer alterações no top-10, com a romena Simona Halep a liderar, seguida da espanhola Garbiñe Muguruza, segunda, e da checa Karolina Pliskova, terceira. No ranking divulgado hoje, destaque para a russa Maria Sharapova que subiu 29 lugares e ocupa agora a 57.ª posição da tabela.

A antiga número um mundial conseguiu no domingo o primeiro triunfo depois de cumprida uma suspensão de quinze meses por doping, ao derrotar a bielorrussa Aryna Sabalenka na final do torneio chinês de Tianjin.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito continua a ser a mais bem classificada, no 341.º lugar.