Serena Williams venceu o torneio de Wimbledon pela sexta vez ao bater numa final emocionante Gabriñe Muguruza por duplo 6-4.

A tenista norte-americana de 33 anos ganhou o «major» inglês pela sexta vez e detém neste momento em simultâneo os quatro títulos do grand slam – no que é agora apelidado de «Serena Slam».

A nº1 do mundo tem agora 21 títulos «major»: seis em Wimbledon, seis na Austrália, seis nos Estados Unidos e três em Roland Garros.

A final deste sábado foi ganha sem necessidade de um terceiro set, mas não foi por isso que não foi um encontro emocionante. Foi. E muito.

A tenista espanhola entrou a ganhar no serviço de Serena, que esteve perto de recuperar para 3-3, mas que só conseguiu recuperar o seu serviço aos 4-4.

O ascendente da norte-americana manteve-se nos dois jogos de serviço seguintes e o primeiro set ficou fechado após 44 minutos.

Serena seguiu em velocidade de cruzeiro e chegou aos 5-1 quando ainda não tinha passado 20 minutos deste segundo set.

Mas Muguruza teve um novo fôlego que trouxe toda a incerteza para o court central do All England Lawn Tennis and Croquet Club.

A espanhola de 21 anos reduziu a desvantagem para 2-5, 3-5 e 4-5, num nono jogo emocionante, em que Serena salvou três break points, teve um Championship point, mas não resistiu ao quarto ponto de break.

A nº20 do ranking WTA não conseguiu, porém, manter a recuperação no seu próximo jogo de serviço. E foi com um break que Serena William fechou a final após 1:23 horas para poder olhar para os quatro troféus do Grand Slam ao mesmo tempo - ela que se tornou a mais velha de sempre a ganhar um «major» na Era Open.