A dar os primeiros, mas assertivos, passos no plantel principal do Barcelona, Thiago Alcântara foge a comparações com os ídolos dos adeptos Xavi e Iniesta. Para o jovem de 20 anos, o importante é o colectivo, reagindo com indiferença a quem o aponta como um dos sucessores dos dois médios, que se tornaram referências na Catalunha.

«Eles são os maiores, incomparáveis. Acho que sou bem diferente do Xavi e não tenho nada a ver com o Iniesta. Nunca gostei de comparações. Toda a gente tem o seu próprio estilo, mas o que deve prevalecer é o colectivo. No Barcelona é assim, por isso é que o clube ganha tanto», afirmou Thiago Alcântara, ao jornal «As».

Destaque nos escalões de formação do Barcelona, até por ser filho de Mazinho, ex-jogador campeão mundial pelo Brasil em 1994, Thiago tem estado em grande na pré-temporada, depois de ter renovado o contrato com o Barcelona e de um Europeu sub-21 onde esteve em grande, marcando, inclusive um dos golos espanhóis na final. «Vivo um momento muito importante na minha carreira, mas estou consciente de que ainda falta muito», frisou.

Para já, Thiago Alcântara espera colher o que de melhor o seu novo treinador tem para dar. O futuro, logo se vê. «Estou a aprender muito com o Guardiola e com toda a equipa técnica. Eles dão-me sempre bons conselhos», concluiu.