Tiffany Abreu está a gerar polémica no voleibol feminino em Itália. A brasileira, que nasceu como Rodrigo e mudou entretanto de sexo, foi autorizada a competir com mulheres e estreou-se este fim de semana pelo Golem Volley Palmi, no segundo escalão transalpino.

O Golem Volley Palmi venceu o Delta Informatica Trentino e Tiffany foi a melhor jogadora em campo. Entretanto, começaram a surgir dúvidas relacionadas com a sua compleição física, diferente da maioria das mulheres que competem naquele desporto.

«Haverá cada vez mais casos como este. Nós tivemos dois nos últimos dois anos. Quero que alguém se pronuncie sobre isto e sobre o que devemos esperar no futuro. Muitos clubes estão a levantar questões sobre isto. Quero que o jogo seja disputado de forma justa e correta, bem como respeitar as pessoas», disse Mauro Fabris, presidente da Liga de voleibol de Itália.

Antes de mudar de sexo e provocar a polémica no desporto italiano, Tiffany chegou a jogar em Portugal, ainda como Rodrigo, ao serviço do Esmoriz, na época 2008/09.