A figura: Nolito

O jogo precisava de um safanão e com o espanhol no banco não era difícil adivinhar que Jorge Jesus ia lançar Nolito. O camisola 9 do Benfica agitou mesmo a partida, naquele jeito de abanar o corpo e transportar a bola colada ao pé. Fez a jogada do primeiro golo e completou a exibição com outra assistência, agora a lançar Witsel para o 2-0.

O momento: a estreia de Nélson Oliveira

Destinado a ser titular na Taça da Liga, Nélson Oliveira aproveitou, por fim, ao máximo a oportunidade de Jorge Jesus. Vice-campeão mundial de sub-20, Jesus terá insistido para que ficasse no plantel e, ao minuto68, numa partida longe de ser brilhante para os encarnados, Nélson Oliveira fez o 1-0 que desbloqueou o marcador. Atirou na zona do ponta-de-lança, sorriu e com ele sorriu também o Benfica, que por fim resolvia a partida, com o primeiro golo de sempre do jovem avançado pela equipa principal. O minuto 68 foi fatal para o Santa Clara e memorável para o benfiquista. Aliás, o minuto assinala também o primeiro golo português do Benfica 2011/12.

Outros destaques

Axel Witsel

Matic jogou mais adiantado do que o habitual, mas nunca conseguiu pegar no jogo. Jesus percebeu isso e lançou Witsel, ao intervalo. O Benfica estabilizou de imediato pelos pés do belga, que fez o segundo golo e assegurou o triunfo.

Javi Garcia

Regressou à equipa depois do castigo na Liga e logo como capitão de equipa. Na verdade, a braçadeira ficou bem entregue, porque o médio espanhol foi sempre o mais regular equipa. Aqui ou ali também se deixou contagiar pelos erros, mas sai da Luz com nova nota positiva.

Lourenço

É um dos elementos mais experientes da equipa açoriana, o que se reflectiu na Luz. Exibição muito sólida à frente da defesa, zona em que o Benfica sentiu muitas dificuldades até ao primeiro golo.