Tonel não viajou com o Sporting para Basileia, para participar no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, apesar de, aparentemente, estar completamente recuperado. O defesa, que recebeu o Prémio Stromp de melhor futebolista do ano não quis falar da sua recuperação, mas admitiu que foi complicado estar de fora. «Sofri a ver o jogo», referiu, na 46ª edição do jantar anual do Grupo.

O central disse não ter preferências em relação ao próximo adversário na Champions. Certo é que Tonel não espera facilidades: «Todas as equipas presentes são difíceis, mas o Sporting tem ambição. Não tenho adversário preferido.»
A distinção de futebolista do ano deixou Tonel satisfeito. O jogador aproveitou a ocasião para deixar alguns agradecimentos: «É um orgulho muito grande receber este prémio. Quero agradecer a todos os que me elegeram e aos meus colegas, cuja ajuda permitiu que recebesse este galardão. É muito prestigiante, dá motivação e fico satisfeito por saber que as pessoas confiam no meu trabalho.»