O F.C. Porto sagrou-se vencedor do Torneio Porto de Roterdão, este domingo, beneficiando do empate entre Feyenoord e Liverpool (1-1) no último jogo da prova. O capitão Pedro Emanuel levantou o troféu e festejou com os companheiros, antes do regresso a Portugal.
Os portistas empataram o primeiro jogo sem golos, com o Feyenoord, e venceram esta tarde o Shangai Shenhua por 3-0, terminando a prova com os mesmos pontos do Liverpool, mas com vantagem no saldo de golos (3-0 contra 3-1 da equipa inglesa).
É o segundo troféu da pré-temporada para a equipa de Jesualdo Ferreira, que na semana passada já tinha conquistado o Torneio Centenário, de Bérgamo, superando Atalanta e Estrela Vermelha de Belgrado.
No derradeiro embate do Torneio Porto de Roterdão, a equipa da casa não foi além de uma igualdade frente ao Liverpool (1-1). Drenthe colocou o Feyenoord em vantagem, ao minuto 45, mas Gerrard viria a selar o empate na etapa complementar.
Os dois jogadores seriam uns protagonistas de uma cena desagradável, na recta final do encontro, que motivou trocas de empurrões e até um soco do médio inglês num adversário. Pelo meio, os holandeses desperdiçaram a oportunidade de chegar à vitória, ao falhar uma grande penalidade.
Classificação final: 1- F.C. Porto; 2- Liverpool; 3- Feyenoord; 4- Shangai Shenhua.