Está à porta mais um Torneio Marítimo Centenário. A sexta edição, que decorre entre os dias 25 a 31 de março, foi apresentada esta terça-feira como «o maior torneio» de Portugal, nas palavras de Carlos Pereira, presidente do Marítimo.

A competição envolve as variantes de cinco, sete e onze em futebol e terá ainda a modalidade de futsal, num total de 2 720 atletas, dos seis aos 14 anos. A comitiva vai envolver 136 equipas, 23 das quais, com 546 atletas, oriundas de fora da Madeira.

«Não é apenas o maior torneio da região autónoma, é o maior torneio do país, num trabalho desenvolvido em prol da região», defendeu Carlos Pereira, revelando que a prova está orçada em mais de um milhão de euros.

O edil destacou os padrinhos do torneio, como Edgar Costa, Fábio China, Rúben Ferreira, jogadores do Marítimo e Briguel, ex-jogador do clube, além de Fernando Gomes, antigo avançado do FC Porto, que mostrou «satisfação» por «apadrinhar» o torneio na ilha.

«Vai proporcionar a milhares de jovens uma experiência inesquecível e que vai ser importante no percurso deles enquanto futebolistas», referiu o ex-jogador, citado pela agência Lusa. O presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, salientou o olhar de futuro do Marítimo, garantindo a continuidade na aposta da formação desportiva.