* por Raul de Almeida

César Fidalgo ganhou quase tudo o que havia para ganhar nos escalões mais jovens do mundo do hóquei em patins. Transportava o selo de génio e competia pelo Futebol Clube do Porto.

Em 2008 sagrou-se campeão da europa de sub-17, por Portugal. Era uma das maiores promessas da sua geração ao lado de nomes como Gonçalo Alves, Telmo Pinto e João Souto, três nomes que agora são no panorama nacional.

No dia 7 de Agosto de 2009, um brutal acidente de viação atirou César para uma cama de hospital. Morreu a 25 desse mês, com apenas 17 anos de idade.

Telmo Pinto, hoquista do FC Porto, acompanhou-o desde pequeno nos escalões de formação do clube e na seleção nacional. Não o esquece.

«O César era um verdadeiro e grande amigo, tanto dentro, como fora do rinque. Ele era um jogador conhecido e querido de todos nas camadas jovens. Foi internacional e ganhou vários títulos nacionais. Muita gente acompanhava a nossa carreira e o César foi e é um exemplo para todos os jovens praticantes», salienta ao Maisfutebol o amigo de infância.

Já lá vão sete anos desde que partiu, mas os amigos, a família e os adeptos concretizaram um dos seus sonhos: organizar um evento de hóquei em patins na sua terra, Valongo. E assim nasce o Torneio de Verão César Fidalgo.

A terceira edição realiza-se este fim-de-semana, 29, 30 e 31 de julho.

Tiago Pimenta, da organização e hoquista do Riba d’Ave, enfatiza a relevância da prova.

«Decidimos criar um torneio de modo a homenageá-lo, mostrando às pessoas aquilo que ele gostava de fazer, que era jogar hóquei ao mesmo tempo que convivia com os amigos.»

Pedro Freitas, campeão do mundo de sub-20, não jogou com César, mas irá participar no torneio, pois sabe o quanto estas iniciativas ajudam a modalidade, para além de que dão um bom relevo a alguém que sempre foi um excelente exemplo.

«Podemos ao mesmo tempo fazer aquilo que mais gostamos e admiramos, enquanto nos divertirmos, para além de prestarmos uma grande homenagem, a um  nome de excelência que marcou a modalidade!»

Num estilo de 4x4 e com duração de 10 minutos em cada parte, o pavilhão Municipal de Valongo recebe o evento. Campeões do mundo e simples adeptos da modalidade vão estar presentes. Tudo para homenagear alguém que marcou os rinques por onde passou.