Portugal venceu a Nigéria por 2-0 na última jornada do Grupo B do Torneio de Toulon, e espreita assim a presença no jogo de atribuição do terceiro lugar, onde já se sabe que estará a França. Os sub-20 lusos estão dependentes daquilo que o México fizer mais tarde, frente à Bélgica.

Frente ao primeiro adversário no Mundial, a equipa orientada por Edgar Borges mostrou-se sempre mais perigosa, mas sobretudo na segunda parte. No primeiro tempo o principal destaque vai para um remate ao poste de Tiago Silva, na cobrança de um livre direto (14m), e dois remates que ficaram a centímetros do poste, da autoria de Aladje e Ricardo Alves (34 e 40m).

A etapa complementar começou praticamente com uma tentativa de chapéu de Aladje, que Okani desviou por cima da barra (43m). Cinco minutos depois o guarda-redes nigeriano falhou uma saída dos postes e deixou a bola nos pés de Ricardo, mas o remate do extremo foi depois intercetado por um defesa.

A Nigéria criou depois uma bela ocasião, com Pyagbara a atirar ao lado quando estava em excelente posição, após toque de calcanhar de Olaitan Michael (53m).

Logo a seguir surgiu o primeiro golo do encontro, na sequência de uma grande penalidade conquistada por Tiago Silva, que se antecipou ao guarda-redes. Chamado à conversão, Ricardo Alves não desperdiçou (56m).

Foi já depois de um susto provocado por Tiago Ilori, que quase fazia autogolo (66m), que a equipa das quinas aumentou a vantagem, com um excelente passe de João Mário a isolar Ricardo Pereira, que só teve de desviar a bola do guarda-redes (69m).

O extremo que o FC Porto contratou ao V. Guimarães dispôs de duas ocasiões logo a seguir, mas primeiro o chapéu saiu muito alto (71m) e depois o guarda-redes antecipou-se, à entrada da área (74m).

Nos últimos minutos a Nigéria conseguiu empurrar Portugal para a sua área e acabou por marcar, por intermédio de Ejike (79m), que apareceu solto na área. Ficam dúvidas em relação à posição do avançado, mas importa é saber qual será o peso deste tento na luta pelo segundo lugar do grupo, e consequente apuramento para o jogo de atribuição do terceiro lugar do torneio.

FICHA DE JOGO

Estádio Léo Lagrange, em Besançon

PORTUGAL: José Sá; Tomás Dabó, Edgar Ié, Tiago Ilori e Mica; Alves (Agostinho Cá, 70m), André Gomes (João Mário, 61m) e Tiago Silva; Ricardo Pereira, Ivan Cavaleiro (Piqueti, 75m) e Aladje (Betinho, 61m).

Suplentes não utilizados: André Pereira, Rafael Veloso, Frederico Venâncio, Tiago Ferreira, Kiko e Tozé.

NIGÉRIA: Chukwunenye Okani; Samuel Eduok, Onyinye Ndidi, Oluwasemilogo Ajayi e Abubakar Hassan; Uche Agbo, Samuel Mathias (Michael 47m) e Etor Daniel; Dumte Pyagbara, Maduabuchi Ejike e Moses Simon.

Suplentes não utilizados: John Felagha, Sebastine Osigwe, Edafe Egbedi, Jamilu Collins, Moses Orkuma, Salisu Gero, Abdullahi Shehu, Olarenwaju Kayode, Ikechukwu Okorie, Kingsley Madu.

Golos:

1-0 por Ricardo Alves, de gp. (56m)

2-0 por Ricardo Pereira (69m)

2-1 por Ejike (79m)

Disciplina:

cartões amarelos para Ricardo (20m), Daniel (38m), Dabo (73m) e Piqueti (77m).