Mark Cavendish (Columbia) venceu nesta sexta-feira ao sprint a 18.ª etapa da Volta a França, que ligou Sailes-de-Béam à cidade de Bordéus, num percurso de 198 quilómetros.

Na classificação geral do Tour, o espanhol Alberto Contador (Astana) manteve os oito segundos de vantagem sobre o luxemburguês andy Schleck (Saxo Bank). Para os dois favoritos à vitória final, o contrarrelógio individual deste sábado será decisivo. O percurso entre Bordéus e Pauillac terá 52 quilómetros.

Além de Cavendish, que somou a quarta vitória nesta edição da prova francesa ao fim de 4h37m09s, o sprinter italiano Alessandro Petacchi (Lampre) também teve motivos para sorrir. Terminou a etapa no terceiro lugar e reconquistou a camisola verde, símbolo de líder da classificação por pontos.

O português Rui Costa (Caisse d¿Epargne) cruzou a meta integrado no pelotão na 89.ª posição. Também com o mesmo tempo do vencedor, Sérgio Paulinho (Radio Shack) foi 93.º. Na geral, Costa é 72.º, enquanto Paulinho ocupa o 46.º lugar.