Tremendo azar para Andy Schleck na etapa desta segunda-feira da Volta a França. O luxemburguês perdeu a camisola amarela para Alberto Contador, num dia em que até estava a mostrar estar em boas condições físicas.

Na principal subida desta 15ª etapa, nos Pirenéus, Schleck atacou por duas vezes. Na primeira, levou Contador na sua roda e a iniciativa ficou condenada ao fracasso. Depois de o grupo principal conseguir colar aos dois primeiros da geral, o camisola amarela voltou a dar um ar da sua graça. Novo ataque, mais forte, a que só Alexander Vinoukorov conseguiu responder.

No entanto, seria esse ataque a ser-lhe fatal. Quando estava a ganhar metros, a corrente da sua bicicleta saiu e Schleck foi obrigado a parar. Contador, atento, aproveitou o azar do rival para lançar um ataque que lhe valeu o sétimo lugar na etapa e, mais importante, a camisola amarela.

Na cerimónia do pódio, Contador foi muito assobiado pelos presentes, que consideraram a atitude do espanhol antidesportiva, apesar de não ter nada de ilegal.

A diferença entre os dois primeiros está, agora, em 8 segundos, com vantagem para o espanhol. No dia em que queria ganhar tempo para gerir no contra-relógio, Andy Schleck acaba por perder a amarela.

A etapa, essa, foi ganha pelo campeão francês Thomas Voeckler, da Bouygues Telecom, que chegou isolado no final dos 187,5 km que ligaram Palmiers a Bagnères-de-Luchon.

Classificação da etapa:

1-Thomas Voeckler (Bouygues Telecom), 4h44m51s

2-Alessandro Ballan (BMC Racing Team), a 1m20

3-Perez Arrieta (Footon-Servetto), mt

Classificação geral:

1-Alberto Contador (Astana), 72h50m42s

2-Andy Schleck (Saxo Bank), a 8 segs

3-Samuel Sanchez (Euskatel-Euskadi), a 2m

4-Dennis Menchov (Rabobank), a 2m13

5-Van Den Broeck (Lotto), a 3m39