Mark Cavendish venceu a quinta etapa do «Tour», que nesta quarta-feira ligou Carhaix a Cap Fréhel, numa distância de 164 quilómetros. Thor Hushovd, da Garmin-Cervelo, conserva a camisola amarela.

O britânico da HTC-Highroad revelou-se mais rápido que o belga Phillipe Gilbert (Omega Pharma Lotto) e o espanhol José Joaquín Rojas (Movistar), no «sprint» final de uma etapa muito condicionada pelo vento. Alberto Contador viu-se envolvido numa queda, mas continua em prova. O mesmo não se pode dizer do esloveno Jenez Brajkovic, que foi transportado de ambulância. O belga Tom Boonen e o espanhol Iván Velasco também caíram, e embora tenham cortado a meta podem acabar por desistir, por causa dos ferimentos.

O norueguês Thor Hushovd cortou a meta na décima posição, com o mesmo tempo do vencedor, e continua na liderança da classificação geral, com um segundo de vantagem para Cadel Evans, que o vigiou de perto (foi 11º).

Rui Costa também conseguiu o registo do vencedor do dia, e subiu oito lugares na classificação geral (de 81º para 73º). O português da Movistar continua a 3m36s do líder, enquanto que Sérgio Paulinho (Radioschak) perdeu tempo e posições (caiu de 101º para 131º, e está agora a 9m20s).