Jan Ullrich considera que se devia devolver as conquistas do Tour a Lance Armstrong. O antigo ciclista alemão foi um dos grandes rivais do norte-americano, mas deixou de correr depois de estar implicado na Operación Puerto, escândalo de dopagem no ciclismo.

«Se dependesse de mim, devolveria as vitórias no Tour ao Armstrong», disse Ullrich à Sport-Bild e citado pela Lusa. O alemão foi segundo classificado em 2000, 2001 e 2003, mas rejeita a ideia de ficar com as vitórias do norte-americano na Volta à França.

«Não estou a reclamar nenhum dos triunfos dele, só quero vitórias que foram obtidas na bicicleta. Não quero ganhar o que quer que seja por desclassificação de outros», sublinhou.

Ullrich recordou ainda que Bjarne Riis, colega de equipa na Telekom, confessou ter recorrido a substâncias dopantes para vencer o Tour.

«Bjarne Riis recuperou a sua vitória de 1996, era assim que as coisas eram naquela altura. Não ajuda a ninguém ter linhas apagadas nos quadros de honra», argumentou o alemão, que na última semana viu o senado francês revelar que testou positivo por EPO no Tour1998.

Refira-se que o registo de Lance Armstrong, vencedor do Tour entre 1999 e 2005, foi apagado pela organização da Volta a França. As vitórias não foram atribuídas a ninguém.