O britânico David Millar (Garmin) bateu esta sexta-feira Jean-Christophe Peraud (AG2R) à chegada a Annonay e venceu a 12ª etapa da Volta à França de 2012, a quarta do seu currículo na prova.

Esta é também a quarta vez que um britânico vence uma etapa nesta edição do Tour, depois da vitória de Mark Cavendish (Sky) na 2ª etapa, de Chris Froome na 7ª e de Bradley Wiggins na 9ª. Wiggins e Froome, também da equipa Sky, continuam na 1ª e 2ª posições da geral, respetivamente.

A chegada «a cinco», com Millar, Peraud, Martinez (Euskaltel), Gaultier (Europcar) e Kiserlovski (Astana) na disputa pela vitória, começou a desenhar-se bem cedo, a mais de 100 quilómetros da meta, quando os cinco ciclistas consolidaram a fuga ao pelotão. A vantagem, à chegada, foi de oito minutos para o sexto classificado, o camisola verde Peter Sagan (Liquigas).

Rui Costa e Sérgio Paulinho viram-se novamente no meio do pelotão, à chegada, na 38ª e 139ª posições, respetivamente. Rui Costa é 20º na geral, enquanto Paulinho segue em 75º, já a mais de uma hora do «camisola amarela».