O Estoril carimbou a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal num jogo cheio de facilidades, perante um Leixões com uma defesa demasiado permeável. Depois da noite de tempestade em que chuva e o granizo não deram tréguas, o sol que brilhava em Matosinhos não trouxe melhores notícias para a equipa do Leixões. Depois da intempérie natural, a tempestade foi de golos e o principal culpado é Bruno Lopes.

Logo nos primeiros minutos notou-se que o Estoril queria fazer prevalecer o estatuto de equipa da I Liga e ia fazer as despesas do ataque. O Leixões nem tinha ainda conseguido chegar à baliza adversária, quando Bruno Lopes aproveita uma clamorosa falha de Materazzi e remata cruzado para o 1-0.

O Leixões tentou reagir ao golo, mas não conseguia chegar à área do Estoril com perigo. E quem acabou por marcar novamente foram os visitantes. Sebá cruzou da direita e colocou a bola junto à baliza e Bruno Lopes, que vinha de trás, conseguiu chegar a tempo de empurrar para o 2-0.

A passividade defensiva do Leixões voltou a ser penalizada e seria-o ainda mais. Aos 29 minutos, na sequência de um canto marcado por Evandro, Bruno Lopes (quem mais), de cabeça, faz o 3-0. E logo no minuto seguinte, mais um canto de Evandro, e novamente Bruno Lopes a fazer o 4-0.

Ainda faltava uma hora de jogo, mas o Estoril tinha a eliminatória na mão. O Leixões assumiu assim, até ao intervalo, um papel mais atacante. Na sequência de um livre, Talles, teve nos pés a oportunidade de reduzir, mas não conseguiu o remate. Depois foi a vez de Moreira chegar à área em boas condições de rematar, mas Ricardo Ribeiro agarrou bem.

Na segunda parte, o Estoril fechou-se mais e foi gerindo o jogo. A 15 minutos do fim, numa altura em que o Leixões estava melhor em jogo, Talles, da direita, cruzou para a área, e Mailó marcou o golo que a equipa da casa já merecia.

Mas de nada adiantou. Gerso ainda fez o 5-1 em cima do apito final, mas a eliminatória estava decidida desde a primeira parte e o Leixões acabou por pagar caros os erros defensivos. O Estoril, neste passeio ao norte, garantiu assim a presença nos quartos de final.