Em 2005, as regras de transferências de jogadores no campeonato brasileiro de futebol vão ser diferentes das actuais. Para o ano, só no início e no final da prova é que se podem registar movimentações em termos de jogadores. A proposta pertence ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, determinado a acabar com as saídas de jogadores para o exterior.
«Depois de amanhã (quinta-feira) assino essa resolução e, em 2005, o jogador que entrar em campo no Campeonato Brasileiro, só poderá ser negociado no final da competição. Para isso, temos o apoio da FIFA», revelou o dirigente em declarações à estação de televisão brasileira Sportv.
A ideia de Ricardo Teixeira é colocar um ponto final nas negociações durante o campeonato, privilegiando a qualidade deste. Em 2004, a transferência de jogadores para o exterior ainda é permitida, mas entre clubes brasileiros da Série A só se admitem transferências de jogadores que realizem até seis jogos por uma equipa.
Zagallo a favor
A ideia de Ricardo Texeira já acolheu adeptos. O coordenador da selecção «canarinha», Mario Zagallo, manisfestou o seu apoio. «Temos uma fábrica de craques e a Europa está a contratar os nossos jogadores cada vez mais cedo. Acredito que a decisão do senhor Ricardo Teixeira vai ajudar o futebol brasileiro, que é diferenciado», explicou.