O Valencia anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com o Benfica para a compra dos direitos económicos de Rodrigo. Recorde-se que, tal como aconteceu com André Gomes, o atleta já representou o Valencia em 2014/15, mas foi inscrito como jogador emprestado pelo Benfica. 
 
O Benfica negociou a venda do jogador logo em janeiro de 2014 (juntamente com André Gomes), mas na altura foi comunicado que o comprador era a Sociedade Meriton Capital Limited. A empresa de Peter Lim preparava-se na altura para comprar o Valencia, mas o negócio sofreu vários atrasos, e foi consumado apenas em outubro. 

Como havia necessidade de inscrever o jogador no início da época 2014/15, o Valencia acabou por inscrever o jogador como cedido pelo Benfica. 

Terminada a temporada, o emblema espanhol avançou para a compra formal do passe, mas o negócio não é feito com a Meriton, mas sim com o Benfica, de acordo com o comunicado do Valencia. Perante esta resolução, a SAD encarnada informou agora a CMVM que os 30 milhões de euros correspondentes à venda de Rodrigo são transferidos para a sociedade de Peter Lim, para acerto das contas. 

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com a Valencia CF SAD para a alienação dos direitos federativos do atleta Rodrigo Moreno Machado pelo montante de € 30.000.000 (trinta milhões de euros). Na sequência da alienação da totalidade dos direitos económicos do identificado atleta a 31 de Janeiro de 2014 à Sociedade Meriton Capital Limited, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD informa que a totalidade do valor obtido nesta alienação será, assim, transferido a favor dessa sociedade». 
 
Rodrigo assina um contrato com o Valencia por quatro épocas, até 30 de junho de 2019.