Artigo original: 14h43

Ao mudar-se para o Bayern por 35 milhões de euros (valor base do negócio), Renato Sanches torna-se o jogador português mais caro a sair da Liga.

Até agora o valor mais elevado que tinha sido investido num jogador português ainda a jogar no próprio país tinha sido 30 milhões de euros: foi esse o valor que o Real Madrid pagou ao FC Porto por Pepe e ao Benfica por Fábio Coentrão, e também a verba que o Chelsea pagou por Ricardo Carvalho aos «dragões».

Quer isto dizer que Renato Sanches torna-se também a segunda venda mais cara do Benfica, a seguir a Axel Witsel, que foi para o Zenit por 40 milhões de euros. Curiosamente, o médio belga esteve apenas um ano na Luz, e Renato Sanches sai após meia época na equipa principal.

Quarto português mais caro de sempre

Em termos absolutos, Renato Sanches torna-se o quarto português mais caro de sempre, conforme apresentado em tabela pelo «Transfermakt». O recorde pertence a Cristiano Ronaldo, que trocou o Manchester United pelo Real Madrid por 94 milhões de euros. Segue-se a polémica transferência de Luís Figo, do Barcelona para o Real (60 milhões de euros), e a fechar o pódio a mudança de Rui Costa para o Milan, proveniente da Fiorentina (42 milhões de euros).

Refira-se ainda que a venda mais cara de um clube português continua a pertencer ao FC Porto, que transferiu James para o Monaco por 45 milhões de euros. Relativamente a Hulk importa recordar que o FC Porto tinha apenas 85 por cento do passe, mas para todos os efeitos a compensação que recebeu foi 40 milhões de euros.