Depois da anunciada saída do PSG, o futuro de Zlatan Ibrahimovic tem sido muito questionado. Os media falam de propostas dos EUA, Médio Oriente, e Inglaterra. Em conferência de imprensa, o internacional sueco, recusa abrir o [muito] livro, mas confessa que até se diverte ao ver o que tem sido escrito.

«Às vezes estou 90 por cento num clube, no dia seguinte já dizem que estou no outro… É um jogo de gato e rato e eu gosto de ser o rato», afirmou, durante uma conferência de imprensa que começou com uma hora de atraso (ou como o jogador disse: os jornalistas chegaram uma hora cedo demais).

Mas aos poucos lá foi desfolhando as páginas do livro. «O futuro já está escrito. Fiz minha escolha. Posso ir para Itália, Inglaterra ou fora da Europa. Tenho recebido muitas ofertas concretas, não há necessidade de ter preocupação», afirmou. «Nada está a acontecer nesta altura e não é importante para mim que fique decidido antes da fase final do Europeu», frisou o internacional sueco, mas depois acrescentou: «O futuro já está escrito. Fiz minha escolha há muito tempo».

Os jornalistas ingleses quiseram saber o que Ibrahimovic acha de Mourinho no comando do Manchester United. «Acho que é uma boa decisão. Se queres ação, vais buscar o Mourinho. Acredito que ele é o homem para os levar de volta para o topo. Onde ele esteve, ganhou. Sabe o que faz. Se queres ganhar, vais buscar o Mourinho», disse o jogador, que já trabalhou com Mourinho em Itália.

«Gostei muito do tempo em que trabalhei com ele. Quando sai do Inter, disse-lhe: ‘Estivemos pouco tempo juntos, mas foi muito bom’. Se voltaremos a trabalhar juntos… não sei. Vamos ver como as coisas correm».

Falou com Mourinho? «Todos os dias desde que deixei o Inter. Não é segredo que tenho uma boa relação com ele e estamos sempre em contacto».

Mas o que a imprensa inglesa queria mesmo saber era se o futuro do sueco passa por Old Trafford. «Não garanto nada. Há propostas concretas da Premier League… vamos ver o que acontece».

A pergunta repetiu-se para terminar a conferência. Confirma que houve uma proposta do Manchester United? A resposta foi antecedida por um sorriso tão enigmático como o da Mona Lisa: «Vamos ver o que acontece».

E aos 34 anos, não está velho para a Premier League? «Ainda só estou a aquecer. Tive uma época fantástica e provei que a idade é só um número. Está tudo na tua cabeça. Tudo o que quiseres fazer, fazes. É um jogo mental. Se eu quiser ir, vou. Não estou nada preocupado».