O Sporting está muito perto de garantir a contratação de André.

Nesta altura a transferência está muito adiantada, mas ainda não está fechada: o entendimento não é ainda total. Sobretudo o acordo com o jogador ainda não está encerrado.

A SAD leonina manteve, de resto, um emissário no Brasil e um trunfo leonino nas negociações com o Corinthians: a dívida que o clube brasileiro tem em relação à contratação de Elias e que permitiu abater no preço do jogador. A SAD liderada por Bruno de Carvalho deve pagar, por isso, cerca de dois milhões de euros.

O avançado, esse, já saiu do Brasil, viajando esta noite para Lisboa: André aterra esta terça-feira de manhã no Aeroporto Humberto Delgado para acertar os últimos detalhes e realizar os habituais exames médicos, necessários para assinar contrato com o Sporting válido por cinco anos.

Se nada de mal acontecer durante essas formalidades, André tornar-se-á mais um avançado para o plantel leonino, juntando-se a Slimani e a Joel Campbell.

Recorde-se que Jorge Jesus disse em Paços de Ferreira que queria mais dois ou três jogadores para a frente de ataque, Joel Campbell foi o primeiro, André poderá ser o segundo. Em aberto continua a possibilidade de chegar ainda mais um avançado.

Aos 25 anos, André de Souza prepara-se desta forma para ter a terceira experiência na Europa, depois de meia época no Dínamo Kiev (nove jogos e zero golos) e meia época no Bordéus (oito jogos e zero golos), ambas quando tinha apenas 19 anos.

Essa foi, de resto, a altura em que a carreira de André teve mais fulgor, quando representou o Santos e fez dupla de ataque com Robinho, ao lado de outros craques como Paulo Henrique Ganso, Emerson, Edu Dracena e Léo (ex-Benfica).

Nessa época, quando tinha 18 anos, realizou 41 jogos e apontou 26 golos. Números que não voltou a repetir em mais clube nenhum, embora tenha passado por grandes como o Atlético Mineiro, o Sporting, o Vasco da Gama e o Corinthinas.

André é um homem de área, um típico número nove, que entre 2010 e 2011 somou quatro internacionalizações pela seleção principal do Brasil, todas em jogos particulares.

Veja o que vale André: