O Real Madrid emitiu um comunicado relativo ao fracasso nas negociações com o Manchester United para a troca de David de Gea por Keylor Navas, atirando para o lado inglês a responsabilidade pelo atraso que inviabilizou o negócio.

Os «merengues» garantem que enviaram a documentação para Old Trafford às 13h39 de Espanha (menos uma hora em Inglaterra). O Manchester terá respondido apenas oito horas depois (21h43), introduzindo algumas alterações nos contratos, que o Real Madrid diz que aceitou de imediato.

O Real Madrid diz depois que os contratos assinados pelos dois guarda-redes foram enviados para Manchester às 23h32, e que ficou à espera dos documentos dos «red devils». 

Pelas 23h53 o Manchester United envia a documentação para Keylor Navas assinar contrato com o clube, e à meia-noite introduz no «Transfer Matching System» (o sistema informatizado da FIFA para as transferências) os dados relativos ao negócio De Gea. A transferência de Navas ficaria para depois, uma vez que o mercado inglês só fecha nesta terça-feira.

O problema é que o Real Madrid só recebeu a documentação relativa a De Gea às 00h02, e quando tentou aceder ao TMS já não conseguiu. 

O emblema «merengue» explica depois que às 00h26 o TMS solicita que sejam remetidos os dados relativos a De Gea, uma vez que o mercado inglês ainda estava aberto. «Perante um eventual recurso contencioso», o clube decidiu enviar os documentos para a Liga espanhola, «embora sabendo que o prazos tinham expirado».

«Em definitivo o Real Madrid fez o necessário, em todo o momento, para concretizar estas duas transferências», conclui o comunicado.