Mário Jardel e Paulo Morgado, treinador português, foram recebidos com pompa e circunstância em Manaus. O avançado e o técnico serão as caras mais conhecidas do modesto Atlético Rio Negro Clube, envolvido no Campeonato da região do Amazonas, no Brasil.

Super Mário, que saiu recentemente do Cherno More (Bulgária), aterrou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e seguiu até à sede do clube na parte de trás de uma viatura dos bombeiros. Paulo Morgado esteve sempre ao lado do jogador, sendo saudado pelos adeptos que acompanharam o desfile.

Já na sede do Atlético Rio Negro, Mário Jardel fez a promessa de sempre. «Quero ajudar a equipa com palavras e a fazer golos, que foi como o Jardel ficou conhecido», explicou o ponta-de-lança de 37 anos, agora vinculado ao clube para os próximos seis meses.

«Selva? É essa a realidade»

Paulo Morgado desbrava um caminho pouco habitual. Portugal terá um treinador no Brasil, neste caso na imensa Amazónia. O antigo técnico do Odivelas não teme o desafio.

Aos 35 anos, uma aventura na Selva. Foi esse o termo utilizado pelo Rio Negro para anunciar a chegada de Paulo Morgado.

«É essa a realidade, uma selva, em termos de clima na Amazónia, com muito calor e chuva. Mas nunca esperei uma recepção destas, com desfile pelas ruas e tanto interesse dos adeptos. É uma loucura», relata o técnico, em conversa com o Maisfutebol.

O treinador luso teve experiências no Belenenses, Atlético, Sintrense, Vitória do Pico e Odivelas. Agora, o imenso Brasil: «Algum dia tinha de ser, tinhamos de ter um treinador português no Brasil. Espero abrir portas a outros.»

«Jardel é que é o craque»

«Estou a conhecer Manaus pela primeira vez, estou agora a ter noção da dimensão deste desafio. Há um apoio que não via na II Divisão B de Portugal, mesmo na Liga de Honra. Espero corresponder», diz Paulo Morgado.

Mário Jardel tem concentrado atenções. Tem mais currículo que o treinador, é até mais velho. Haverá respeito e dedicação? «Acredito que sim, vou tirar proveito do potencial do Jardel. Só o conhecia como jogador, mas hoje falei com ele durante duas horas e não tem tiques de vedeta», garante.

Paulo Morgado espera conduzir o Rio Negro aos campeonatos nacionais do Brasil. Começa a aventura na Selva!

Veja o vídeo da chegada de Mário Jardel e Paulo Morgado, captado pelo D24am.com:



[artigo actualizado]