A conceituada revista inglesa FourFourTwo publicou a habitual lista dos melhores cinquenta treinadores do Mundo que, sem surpresa, é liderada por Pep Guardiola, treinador do Manchester City. Jürgen Klopp (Liverpool) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) completam o pódio.

Uma lista da elite de treinadores com espaço para quatro portugueses, liderados por Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, que se destaca à frente de José Mourinho (Roma), Ruben Amorim (Sporting) e Sérgio Conceição, mas também com espaço para Roger Schmidt (Benfica).

Abel Ferreira é o melhor português nesta lista, no 14.º lugar, atrás de Luis Enrique (PSG). A revista inglesa diz que o treinador do Palmeiras «transformou o futebol brasileiro desde que chegou em 2020» e «rapidamente passou a ser o treinador estrangeiro com mais troféus no país».

Logo a seguir vem José Mourinho, treinador da Roma, que já ocupou lugares mais cimeiros desta lista e que a FourFourTwo qualifica como «inevitável», recordando as duas finais europeias consecutivas da Roma nos últimos anos.

Ruben Amorim é o primeiro treinador da liga portuguesa a aparecer nesta lista, no 26.º lugar e com destino traçado. «Qualquer que seja a vaga disponível na Premier League, o nome de Amorim é invariavelmente associado e é fácil perceber porquê», escreve a revista.

Sérgio Conceição aparece bastante depois, com a revista a destacar o trabalho no FC Porto desde 2017 e destacando os mais de cem milhões de vendas que permitiram ao FC Porto equilibrar o fair-play financeiro e também bater o Benfica na luta pelo título.

Por falar em Benfica, Roger Schmidt, segundo alemão a comandar os encarnados, depois de Jupp Heynckes, destaca-se no 33.º lugar, à frente de Conceição, com a revista a destacar o título conquistado no ano de estreia.

Confira na galeria associada a este artigo a lista dos 50 melhores treinadores do mundo