A arte de bem defender as balizas vai estar em destaque no Algarve. Entre 9 e 14 de Junho, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António irá receber a primeira grande acção de formação para treino de guarda-redes na zona sul de Portugal.
Durante cinco dias, os participantes ficarão a saber tudo sobre a acção teórica e prática desta actividade. No evento será possível analisar o desenvolvimento das ultimas tendências e tecnologias no treino de guarda redes para crianças e também para seniores.
Para entender o alcance da iniciativa, o Maisfutebol falou com Hugo Oliveira, prelector e único treinador de guarda-redes português devidamente licenciado pela FIFA.
«Será uma semana de análise, discussão e evolução na metodologia do treino de guarda-redes. Vai ser uma sapatada em algumas ideias retrógradas que ainda vemos nos campos portugueses», explicou-nos o técnico que irá estar na próxima época ao serviço do Leiria, após dois anos e meio no Gil Vicente.
«O melhor treino leva a melhores guarda-redes»
O grande objectivo de Hugo Oliveira e da empresa Alto Rendimento, responsável pela acção, é fazer evoluir o treino de guarda-redes em Portugal através dos seguintes pressupostos: criação do departamentos de keepers na formação dos clubes, implementar treino direccionado para a idade, modelo de guarda-redes e modelo de treino entre muitas outras coisas.
«O melhor treino leva a melhores guarda-redes. Temos que criar uma escola de treino portuguesa com bases sólidas, uma escola que perceba que treinar jovens não é igual a treinar seniores e que também acompanhe a evolução tecnológica cada vez mais presente no treino do futebol.»
Depois do Algarve, Hugo Oliveira vai fazer na última semana do mês de Junho uma acção de formação em Lisboa.