O Tribunal Arbital do Desporto (TAS) deu razão ao Benfica e negou provimento a uma queixa apresentada pelo Real Madrid relativamente à transferência de Ezequiel Garay para o Zenit.

Recorde-se que o clube espanhol desconfiou do valor anunciado pela transferência do central argentino (6 milhões de euros) para o Zenit. Isto num negócio em que o Real Madrid tinha direito a metade do valor total da venda, em virtude de ser possuidor de 50 por cento do passe.

O Tribunal Arbitral do Desporto julgou, como pode ler-se no acórdão enviado para os clubes, improcedentes os argumentos do Real Madrid de que Garay teria sido vendido abaixo do preço de mercado. O TAS não deu também como provado que teria existido uma manobra financeira para esconder o real valor da transferência.

O negócio entre Benfica e Zenit reporta ao verão de 2014 e a queixa do Real Madrid foi apresentada em 2015. Este caso foi, de resto, julgado em maio deste ano, de 2016, tendo na altura o Benfica apresentado como testemunhas, entre outros, o próprio Garay e o empresário do atleta, o também argentino Ricardo Schlieper.