Nelson Évora, Patrícia Mamona e Susana Costa vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos no triplo salto e prometem dar o seu melhor. Os atletas mostraram-se confiantes esta manhã na partida para o Rio de Janeiro, no aeroporto de Lisboa.

Patrícia Mamona, a atual campeã europeia, quer levar para o Rio a confiança da vitória no Europeu, que decorreu em Amesterdão. «Estou em forma, a valer mais que o meu recorde pessoal, agora é uma questão de estar tudo ok, bom tempo, boas ‘vibes’, não fazer nulos e, se isso acontecer, acho que vou ter uma boa surpresa. Sonhamos todos estar no mais alto possível e ouvir o hino, mas acho que é um momento que tem de ser conquistado», disse a atleta do Sporting. 

A campeã da Europa não conseguiu atingir as finais em 2012, nos Jogos de Londres. Desta vez considera-se mais preparada. «Estou mais experiente, já competi ao mais alto nível mais vezes. Tive os Europeus que me deram uma motivação extra, uma inspiração. O objetivo primário é fazer sempre melhor que o passado e depois, na final, tudo o que vier vai ser muito bom. Estou sempre confiante para fazer o meu melhor e espero que chegue para a medalha. Se não chegar, vou estar contente na mesma, pois sei que trabalhei para chegar ao meu melhor, pelo menos o meu recorde pessoal», salienta a atleta do Sporting.

Nelson Évora, que se sagrou campeão olímpico em Pequim 2008, não se apurou para as finais dos Europeus, mas considerou já ter ultrapassado essa fase. O atleta promete dar o seu melhor. «[O desempenho nos Europeus] Foi um percalço, não me vai influenciar negativamente. Olho em frente e vou continuar o trabalho que estou a desenvolver. Vamos mais cedo para preparar todos os pormenores, desde o fuso horário ao clima», diz.

«Estou num bom momento, agora falta mostrar isso dentro da pista. A sensação de estar em muito boa forma é quase como a de um ‘super-homem’. Sinto-me tão bem ou melhor do que no passado e agora há que demonstrá-lo. Espero demonstrar que sou um ‘super-homem’ dentro da pista», enfatiza o antigo campeão olímpico.

Susana Costa registou a sua melhor marca nos Europeus deste ano, com o quinto lugar na final de Amesterdão, manifestando estar com boas expetativas. A atleta relativizou a situação e os problemas da aldeia olímpica. «Sinto-me preparada e quero fazer tudo para chegar à final. Bater recordes pessoais nestes eventos nem sempre é possível, o mais importante é passar a final. Muito trabalho, boas expetativas e estou confiante. Espero encontrar tudo em perfeitas condições, só penso em competir. Se tiver que dormir no chão durmo no chão, mais importante para mim é competir», diz.

No Brasil os três atletas irão cumprir um estágio de uma semana. A competição do triplo salto decorre entre 13 e 16 de agosto.