Um jogador de basebol dos Toronto Blue Jays foi suspenso por três jogos por ter escrito na cara a frase «Tú eres maricón», assim mesmo em castelhano. Foi considerada uma mensagem homofóbica, apesar de Yunel Escobar garantir que não quis ofender ninguém.

Escobar escreveu a frase sobre o adesivo preto que os jogadores usam abaixo dos olhos, para reduzir o reflexo do sol, durante o encontro do passado sábado com os Boston Red Sox.

Deu muito que falar, por ter sido considerada uma mensagem anti-gay, e agora o clube anunciou que vai suspendê-lo por três jogos.

Escobar, que é cubano, pediu desculpas em conferência de imprensa à equipa «e aos que se sentiram ofendidos», garantindo que apenas quis «fazer uma piada». Explicou que escreve muitas vezes mensagens naquele espaço, normalmente motivacionais, e que não lhe pareceu que esta pudesse ser mal vista. Diz ainda que a palavra «maricón» é muitas vezes usada entre jogadores latinos: «Para nós não tem o significado que lhe estão a dar agora. É uma palavra sem significado. Não tenho nada contra homossexuais.»