O sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões colocou no caminho do Sporting os holandeses do Twente. Uma equipa que na última temporada surpreendeu o futebol holandês em várias frentes.
Orientada pelo antigo seleccionador inglês Steve McLaren (um antigo adjunto de Alex Ferguson) o Twente alcançou um excelente segundo lugar, logo a seguir ao campeão AZ Alkmaar e à frente dos históricos Ajax, PSV e Feyenoord.
Numa época cheio de sucessos, o adversário do Sporting esteve também na final da Taça da Holanda, que perdeu nas grandes penalidades para o Heerenveen, e passou pela primeira vez a fase de grupos da Taça UEFA.
Na caminhada de sucesso da equipa foi determinante a influência do antigo seleccionador inglês, um treinador que deu nas vistas no Middlesbrough (que levou à final da Taça UEFA) antes de falhar ao serviço da selecção.
Arnautovic e Kufo, o perigo vem do ataque
Steve Mclaren assentou grande parte da mecânica da equipa na dupla de avançados, o austríaco Arnautovic (20 anos) e o suíço Blaise Kufo (34 anos), responsáveis por 28 golos do Twente na liga holandesa, apoiados pelo médio Eliero Elia (vendido este Verão).
Arnautovic e Kufo são de duas gerações completamente diferentes, estando em fases diferentes da carreira. O primeiro, um jovem austríaco, está a ser cobiçado pelos maiores clubes europeus, não sabendo ainda se fica no Twente esta temporada.
Já Kufo é o capitão da equipa. Natural do Congo, tem nacionalidade suíça, deu nas vistas no Mainz, mas não convenceu no Hannover. Está há seis anos no Twente e em todos eles foi o melhor marcador da equipa: 102 em 189 jogos na Liga Holandesa.
O Twente destaca-se, de resto, por ter vários jogadores veteranos. Para além de Kufo, o Twente destaca a veterania, por exemplos, dos guarda-redes Paauwe (31 anos) e Boschker (38 anos), do defesa Heubasch e do avançado Kenneth Perez (34 anos).
Elia, Braafheid e talvez Arnautovic, debandada de craques
A boa carreira realizada chamou a atenção para alguns jogadores do Twente, pelo que Steve McLaren sofreu baixas. Acima de todas o extremo Eliero Elia, um jovem extremo (22 anos) que já é internacional holandês e que foi transferido para o Hamburgo.
Para além de Elia, que rendeu nove milhões de euros aos cofres do Twente, o plantel do clube holandês perdeu o lateral Braafheid, que se transferiu para o Bayern Munique por 2,5 milhões de euros, e pode perder Arnautovi, cobiçado pelos tubarões da Europa.
Em compensação, Steve McLaren garantiu sete reforços, entre eles Miroslav Stoch, por empréstimo do Chelsea, e o extremo Bryan Ruiz, que em três anos no Gent marcou 26 golos. Destaque, de resto, para o jovem Luuk de Jong, irmão do médio De Jong (Ajax).
Plantel do Twente:
1 - Boschker, guarda-redes
16 - Pauwee, guarda-redes
13 - Nicolay Mihaylov, guarda-redes
3 - Nicky Kuiper, defesa
4 - Peter Wisgerhof, defesa
5 ¿ Slobodan Rajkovic, defesa
6 - Wout Brama, defesa
8 - Ronnie Stam, defesa
12 - Jeroen Heubach, defesa
26 - Vidarsson, defesa
7 - Denneboom, médio
11- Nikita Rukavystsya, médio
20 - Luuk de Jong, médio
25 - Andrej Rendla, médio
17 - Youssouf Hersi, médio
18 - Cheik Tioté, médio
9 - Blaise Nkufo, avançado
10 - Kenneth Perez, avançado
19 - Douglas Teixeira, avançado
22 - Bryan Ruiz, avançado
23 - Nashat Akram, avançado
24 ¿ Theo Janssen, avançado
27 - Dario Vujicevic, avançado