Tyson Gay estabeleceu a melhor marca do ano dos 100 metros, nos campeonatos dos Estados Unidos, e garantiu presença nos Mundiais de atletismo, em Moscovo, onde vai encontrar Usain Bolt, campeão olímpico, que venceu os trials da Jamaica.
Tyson Gay impressionou com os 9,75 segundos alcançados na sexta-feira, batendo claramente Justin Gatlin, campeão olímpico de 2004, que correu em 9,89, embora com um ligeiro problema numa coxa, depois de ter imposto uma rara derrota a Usain Bolt este mês, em Roma.
Charles Silmon, cronometrado em 9,98 segundos (9,972), garantiu a terceira vaga nos Mundiais de agosto, por apenas dois milésimos de segundo de vantagem sobre Michael Rodgers (9,974).
Na Jamaica, Bolt, bicampeão olímpico de 100, 200 e 4x100 metros, cruzou a meta em 9,94 segundos, enquanto o seu companheiro de treino Kemar Bailey-Cole ficou em segundo, com 9,98.
Nickel Ashmede foi terceiro, com um registo de 9,99, ao passo que Asafa Powell, antigo campeão do Mundo e ex-recordista mundial, não foi além de um sétimo lugar (10,22).
Assim, está á vista um duelo entre Bolt e Gay em Moscovo, no qual se poderá intrometer Yohan Blake, que não participou nos campeonatos jamaicanos, devido a uma lesão, mas terá direito a ser selecionado, na condição de campeão mundial em título.