Num «derby» da zona centro, defrontam este domingo, em Leiria, duas equipas que respiram tranquilidade. Os resultados têm aparecido e a posição na tabela coloca-os em evidência: leirienses e aveirenses são duas boas surpresas desta época, comandadas por jovens treinadores, em ano de estreia na Liga para ambos.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

No caso dos da casa, falta-lhe uma vitória para conseguirem, justamente, o primeiro objectivo da temporada. Chegar ao pódio, nesta jornada, já não será possível, mas se quiserem conservar o «quatro» intacto, os comandados de Pedro Caixinha terão de resistir ao assalto dos homens de Leonardo Jardim, verdadeiros especialistas em... não perder.

Os números não mentem: os auri-negros são a segunda equipa com menos derrotas do campeonato - três, tantas quanto o Sporting - mas são também o conjunto com mais empates, num total de oito. Destes, cinco foram alcançados fora de portas, o que torna a equipa de Aveiro na sexta melhor a jogar na condição de visitante.

O Beira Mar, de resto, já leva três jogos para a Liga sem desaires e é essa impressionante regularidade em amealhar pontos que permite ocupar o oitavo lugar em que a equipa vai apresentar-se na cidade do Lis. Para quem acaba de chegar da Liga de Honra, não se pode pedir mais.

Carlão e Silas: e depois do adeus?

Já a União viu o Benfica acabar-lhe com uma sequência impressionante de cinco jogos de invencibilidade, dos quais os quatro últimos redundaram em vitórias, algumas concludentes como aconteceu diante do Sp. Braga (3-1) ou na Figueira (0-3). Mas agora, sem Carlão e Silas, transferidos neste mercado de Inverno, levanta-se a dúvida quanto à capacidade da equipa em manter os mesmos resultados.

Na semana passada, a aposta para substituir dois jogadores tão influentes recaiu em Zhang e Leandro Lima, dois elementos que, este domingo, até poderão não jogar por estarem ainda debilitados devido ao surto de gripe que varreu o grupo, atingindo até o próprio treinador, durante a semana.

Do lado aveirense, a grande novidade é o regresso do lateral André Marques ao lote dos disponíveis, depois de mais de um mês a recuperar de nova lesão. O jovem cedido pelo Sporting pode até ser titular, se estiver em plenas condições. De outra forma, Renan ou Rúben Lima afiguram-se como alternativas para o lado esquerdo da defesa.

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Panandetiguiri, Tall, Zé António e Patrick; Paulo Sérgio; Diogo Amado, Marcos Paulo e Pateiro; Zhang e Zahovaiko.

Suplentes: Mika, Hugo Gomes, Bruno Miguel, Paulo Vinícius, Ruben Brígido, Leandro Lima e NGal.

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Kanu, Hugo e André Marques; Djamal; Artur, João Luiz e Renan; Tatu e Ronny.

Suplentes: Paes, Yohan Tavares, Rúben Lima, Rui Sampaio, Sérgio Oliveira, Alex Maranhão, Wang Gang e Wilson Eduardo.