A U. Leiria reagiu esta quarta-feira à notícia, veiculada pelo jornal ¿Record¿, de que os jogadores teriam avançado com um pedido de pré-aviso de greve ao jogo de domingo, em casa, com o Portimonense. A SAD desmente que tenha havido qualquer pedido nesse sentido e afirma ter os ordenados em dia, alegando não poder ser responsabilizada pelo motivo da possível greve: o atraso, de oito meses, no pagamento de direitos de imagem.

«[A SAD] Desde já se desmente, de forma categórica e inequívoca que tal corresponda à verdade. Não foi esta sociedade desportiva notificada pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, de qualquer pré-aviso de greve, o qual, nos termos legais, deveria ser realizado até 5 dias da data previsível para a greve», pode ler-se no comunicado publicado no site da União.

O órgão presidido por João Bartolomeu assegura que a realização do jogo com os algarvios «não está em causa» e reitera: «Os factos descritos na notícia quanto á motivação para uma alegada greve, estão fora do âmbito dos contratos de trabalho que vinculam esta sociedade e os seus profissionais, contratos esses devidamente registados na Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Na verdade, é facto indesmentível que todas as retribuições relativas a esses contratos estão em dia, assim como os demais compromissos constantes das condições particulares dos mesmos.»

Em suma, a SAD não se sente responsável pelos atrasados apontados: «Qualquer outra questão que possa motivar a greve, não é de responsabilidade desta sociedade e os profissionais têm perfeito conhecimento de tal facto, pois não outorgaram qualquer contrato de imagem com esta sociedade. Inexistem quaisquer motivos, de que a UD Leiria Futebol SAD seja responsável, que possam preencher os pressupostos legais para a realização de greve.»

No entanto, caso os jogadores avancem mesmo para a greve, serão tomas medidas:« Não aceitamos a putativa greve, e caso a mesma se venha a concretizar, não hesitaremos em recorrer a todos os mecanismos legais à nossa disposição, responsabilizando todos aqueles que, pela sua conduta, possam lesar os interesses e pôr em causa o bom nome e imagem da União Desportiva de Leiria, Futebol SAD.»