U. Leiria-Marítimo AO MINUTO

O Momento

U. Leiria:

A «chicotada» resultou em pleno e Vítor Pontes pode, pelo menos para já, alvorar-se numa espécie de Rei Midas já que a equipa obteve a primeira vitória da época em Aveiro sem que o novo técnico tivesse, sequer, dirigido qualquer treino antes do jogo. Resta agora saber se o efeito catalisador terá continuidade, no regresso à Marinha Grande onde os leirienses somam duas derrotas, diante da Académica e do F.C. Porto, esta última, uma goleada (2-5), que esteve na origem da dispensa de Pedro Caixinha.

Marítimo:

Tal como o adversário, os insulares só começaram a ganhar recentemente mas já levam uma jornada de avanço nesse particular. A primeira vitória aconteceu em pleno Estádio de Alvalade (2-3), e teve seguimento na última ronda, em casa, diante do Rio Ave (2-1). Em consequência disso, os comandados de Pedro Martins «estacionaram» no quinto lugar e estão, por isso, dentro das posições consentâneas com as ambições do clube.

Siga o U. Leiria-Marítimo AO VIVO

Ausências:

U. Leiria: Marco Soares e Rúben Brígido, lesionado. Patrick, castigado.

Marítimo: Marquinho, lesionado; Pouga, à espera do certificado internacional.

Discurso directo:

Vítor Pontes: «Quando não há resultados, não se pode esperar que o ambiente seja feliz. A vitória frente ao Beira-Mar foi importante, mas não resolveu nada. Deu um pouco mais de confiança, mas será muito mais importante se conseguirmos outra em cima dessa. Se a equipa conseguir uma sequência de resultados positivos, acreditamos que pode potenciar as suas possibilidades.»

Pedro Martins: «O Leiria não começou bem o campeonato, é uma equipa que tinha um processo bem definido e trabalhado pelo Pedro Caixinha. Aqui está uma das nossas dúvidas. Isto é saber se neste curto período de tempo o treinador actual, Vítor Pontes, vai alterar aquilo que está trabalhado há algum tempo [...]»

Histórico de confrontos:

U. Leiria e Marítimo encontram-se no continente por 19 vezes, com o triunfo a pender para os do Lis por nove vezes e quatro para os forasteiros, havendo ainda a registar seis empates. Na memória dos locais deverá estar ainda uma saborosa vitória, em 2003, também na Marinha Grande, por 3-0 com golos de Douala, Silas e João Paulo. Que saudades, dirão seguramente os adeptos leirienses...

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Ivo Pinto, Diego Gaúcho, Edson e Shaffer; André Almeida; Marcos Paulo e Elvis; Jô, Djaniny e Maykon.

Outros convocados: Luiz Carlos, Hugo Alcântara, Erichot, Manuel Curto, Tiago Terroso, Cacá, Robinho, Luís Leal e Bruno Moraes.

MARÍTIMO: Peçanha; Briguel, Robson, Roberge e Ruben Ferreira; Roberto Sousa, Rafael Miranda e Olberdam; Danilo Dias, Baba e Sami.

Outros convocados: Salin, João Guilherme, Luís Olim, Heldon, Ibrahim, Benachour e Fábio Felício.